Sejam Bem Vindos!!

domingo, 19 de junho de 2011

                         

                 
É assim que chamamos no Brasil as festas comemoradas no mês de junho em homenagem a três Santos Cristãos: Santo Antônio (dia 13), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29). 
A influência portuguesa em nossa cultura, provavelmente é a razão pela qual comemoramos as datas desses Santos católicos. Esse mês é marcado por festas típicas, comidas deliciosas e muita dançam.
 
Costumamos montar um arraial, que é uma aldeia (temporária, pois só existe durante as comemorações), com barracas de comidas típicas do nosso país, brincadeiras, jogos, dança e muita diversão. Arraial que se preze tem fogueira, bandeirinhas para decoração, quadrilhas, baião, forró, e gente vestida de caipira (um jeito estilizado de mostrar o homem da roça), casamento na roça e mais.
 
Antigamente, costumava-se soltar balões nessa época do ano, mas devido os incêndios que eles podem provocar, é aconselhável se divertir com os fogos de artifício (sempre com cuidado) e com a festa em si.
 
As festas juninas são comemoradas no Brasil desde o século XVI. As festas juninas nos fazem viver intensamente nosso folclore, a nossa cultura. Nessas festas temos a influência de vários povos que marcaram a nossa história. Dos portugueses nós herdamos muito, comidas (como arroz doce), a festa em si, a religião, algumas danças como a dança das fitas. Dos franceses herdamos a quadrilha com passos e marcações inspiradas na corte europeia. Dos índios o gosto por alimentos como mandioca, milho. Das africanas danças, comidas. É difícil separar as influências que sofremos, pois somos o resultado de tudo isso, da mistura de povos e tradições.
 
As comemorações apresentam diversas características de acordo coma região do país.
Bibliografia consultada: “ O livro do saber” História, coleção integrada 4ª série. Autor(a) Lucia Chade, Dalila Giovanini, Ivone Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário