Sejam Bem Vindos!!

domingo, 12 de junho de 2011

PRÁTICAS DE LEITURA.

Publico ao alvo.
5º e 3º ano das Séries iniciais do Ensino Fundamental.

Objetivos.
Investigar a constituição da imagem do gaúcho, resgatando sua identidade, bem como sua história e costumes.

Materiais utilizados.
Texto,
Figuras,
Imagens,
Poesias,
Charge,
Música,

                                                                     IMAGEM.




O gaúcho.
Ser gaúcho, principalmente nos dias de hoje, não é só vestir-se feito um vaqueiro dos pampas, segurar uma cuia com erva-mate na mão e falar "Che" (ou tchê, aportuguesando a expressão). Ser gaúcho é fazer parte de um povo marcado por guerras e resistências a humilhações e tentativas de domínio. Essa alma batalhadora vem dos nossos povos que viviam na região dos pampas. Os índios que, depois dos domínios portugueses e espanhóis, foram obrigados a viver nas cidades e trabalhar dobrado para sustentar suas coroas, formando os países Argentina, Uruguai e o nosso Rio Grande do Sul. Estes índios, de alma guerreira, que não se deixam derrubar. As coisas por aqui nunca foram muito pacíficas. Ao mesmo tempo em que a terra tinha donos, era uma terra de ninguém. Segundo o tratado de Tordesilhas, seríamos espanhóis, só que, nas reviravoltas que a história está acostumada a narrar mundo a fora, tomamos um rumo diferente. O que definiu no primeiro momento da exploração do território americano que o Rio Grande do Sul seria português.
E o Gaúcho, onde ele aparece? No cenário marcado por gado e guerra, emerge o gaúcho. Nos primeiros tempos ele era o guasca, o gaudério, aquele que "morava na sua camisa, debaixo de seu chapéu, montado em seu cavalo" e percorria aquela "terra de ninguém" que futuramente se torna o Rio Grande do Sul.. Com o tempo o termo gaudério foi substituído pelo gaúcho, onde seu primeiro registro foi num documento de dom Pablo Carbonell, no ano de 1771, onde ele refere-se a alguns “gaúchos”. Aos poucos, principalmente nos séculos XVIII e XIX, estes gaúchos foram se incorporando na sociedade, prestavam serviços aos estancieiros, nas charqueadas e trabalhos do campo, e faziam parte dos exércitos em troca de terras e produtos para auto-sustentação como alimentos, animais e etc. O Gaúcho começa a ser respeitado, admirado e exaltado como um grande herói depois da Revolução farroupilha e em seguida da guerra do Paraguai, onde fileiras destes homens venceram as batalhas e deram a glória (muito debatida hoje em dia se fora realmente um ato heróico, como o exército brasileiro se orgulha e exalta, ou se fora um grande massacre sem dó nem piedade, como os historiadores argumentam através de documentos e histórias) para o Brasil e para o estado do Rio Grande do Sul.
Enfim, o gaúcho surgiu nos índios, que povoavam as terras da América em paz
O que nos resta hoje é a tradição de cultivar a cultura gaúcha e a nossa alma, que essa sim, nunca irá se extinguir essa alma guerreira que nos mostra fortes a cada pedra que encontramos no caminho e nos leva a conduzir os problemas do mundo e do dia-a-dia com maestria, sem deixar-nos prejudicar ou perder nossas virtudes, como mostra no nosso hino: "não basta para ser livre, ser um povo forte aguerrido e bravo", pois “povos que não tem virtude, acabam por serem escravos”.

Texto pesquisado no livro didático: O Rio Grande do Sul de: Igor Moreira. 4ª série.



POESIA.

O gaúcho.

Gaúcho que se preza,
Honra a tradição,
Dorme num rancho de tabua,
Onde nunca falta o chimarrão.

Não deixa de lado,
Uma boa cavalgada,
Pelo rincão a fora,
Para laçar a boiada.

Dorme em qualquer lugar,
Até mesmo no chão,
Não tem medo de nada,
Pois seu guarda é o facão,

Montado em seu cavalo,
Com a rédea firme na Mao,
Segue os caminhos da querência,
Com orgulho do seu chão.

Mas gaúcho é gente boa,
Tem um grande coração,
Leva o Rio Grande no peito,
E o amor pelo rincão.
Autor: Alunos 5º ano E.M.Edilio Luiz Chesties.



                                                                       CHARGE.




PARA COLORIR.





                                                     Pesquisado no livro: Maneira Lúdica de Ensinar, PCN's Autora:Graça Batituci e Cecilia Márcia Melo.

                                               VESTES DO GAÚCHO.



                                                                      sentinelasdopago.blogspot.com


                     PIADAS

Um gaúcho ia dirigindo seu fusquinha por uma estrada quando der repente uma limusine luxuosa corta sua frente, o gaúcho não consegue frear a tempo e bate em cheio na limusine, ele sai do fusca irritado e vai ate o motorista da limusine reclamar: -O vivente,como tu me corta a frente desse jeito,ta maluco?,o motorista responde: -Desculpe senhor,eu trabalho para um empresário estrangeiro e estou levando-o para ver uma de suas firmas aqui no Brasil,o senhor pode falar com ele,ele esta sentado na janela da esquerda,mas vou logo avisando,ele e americano e não fala nem uma palavra em português,o gaúcho responde: -Não tem problema,eu falo nessa língua do teu patrão.Dito isso ele vai ate a porta onde esta o empresário e bate no vidro,o empresário abaixa o vidro e fala: -Helo!!,O gaúcho responde: -Helo nada vivente,amasso tudo....


Certo dia, um gaúcho conta á um amigo que vai viajar para São Paulo. O amigo logo diz ao gaúcho:
- Se cuida com os taxistas paulistas, pois eles voam no trânsito.
Chegando lá, ele pega um táxi. E o taxista diz:
- Onde o senhor quer que eu lhe largue?
- O gaúcho responde, na Av. Paulista.
E o taxista diz:
- Em que altura?
Logo, o gaúcho responde:
- Se tu subires meio metro de altura, eu te mato desgraçado!







2 comentários:

  1. Queridas blogueiras do "Arco Íris da Leitura!

    Como já disse no e-mail enviado a Adriane, a apresentação do projeto no dia 13/06 foi muito legal, bem planejada e muito bem participada pelos alunos que lá estiveram, com certeza representando um grupo maior de alunos de vocês. Sabem que quando não cultivamos e divulgamos nossa cultura, costumes, tradições, acabamos por esquecê-la ou, as vezes, sepultá-la no cantinho dos "esquecidos", então,o que quero dizer que a ideia do grupo foi excelente em manter a chama das tradições e expandir as possibilidades de explorá-la como bons e saudáveis costumes,em qualquer época do ano, como bem disseram...

    Portanto,meus parabéns ao grupo e à iniciativa criativa de dança, poesia, laçadas, música, trabalhos artesanais e de lazer como proposta de projeto valorizando ações que já desenvolvem nas escolas com os alunos. Mas é importante que o grupo edite a postagem final e faça alguns ajustes necessários e importantes, ou seja: 1 - público alvo (simplesmente); 2 - colocar autor/res dos textos e anedotas/piadas; 3 - fontes/referências das figuras e imagens; para que o projeto fique adequado e bem referenciado. Casoos textos sejam de autoria de vocês,coloquem-se como autoras, mas certamente consultaram alguma referência bibliográfica, que poderá complementar a autoria.
    Espero brevemente poder conferir essas adequações.
    Abraço carinhoso
    Profa.Marilene

    ResponderExcluir
  2. Queridas blogueiras!

    Parabéns pelo pronto atendimento às adequações das postagens.
    A atividade está linda, com muita criatividade e muito bem realizada.
    Divulguem e continuem alimentando esse lindo blog.
    Abraço carinhoso
    Profa. Marilene

    ResponderExcluir