Sejam Bem Vindos!!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Trabalhar a poesia na escola.

Algumas dicas:

 Brinque muito com as rimas. A criança aprende melhor com o lúdico e por isso use rimas engraçadas do tipo “Daniel rima com pastel”. Use também dicionário de rimas.

 Desperte o prazer de declamar poesias em suas crianças!
Para isso você deve memorizar suas poesias infantis preferidas e "declamar" para eles. Demonstre expressões no olhar, faça o seu corpo "falar"!

 Faça jogos de disputa de equipes com tarefas simples.
Ex: a equipe que conseguir em 5 minutos o maior número de palavras que rimem com a palavra “saboroso” marcará ponto.

 Convide um poeta da sua localidade e peça-o que fale sobre o ritmo e a sonoridade das palavras em uma poesia. Deixe que as crianças o entrevistem.

 Prepare um “Chá com poesia” com o objetivo de convidar os pais, isso dará a oportunidade das crianças se apresentarem, não precisa ser um evento muito elaborado – pode ser realizado em meia hora no horário de entrada prepare apenas um chá e alguns biscoitinhos. Para que o evento não seja demorado prepare jograis com as crianças, pois assim todos participam inclusive os mais inibidos. Esse tipo de evento estreita os laços da escola com a família.

 Crie um BLOG POÉTICO para a turma. fotografe o  Chá com poesia e colocar as fotos no BLOG da turma com o registro de suas emoções – aproveite também para publicar neste espaço as poesias coletivas da turma.Peça também a autorização por escrito aos pais para postar as fotos dos alunos.

 Apresente as obras. Use obras dedicadas à poesia, não livros didáticos.

Um comentário:

  1. Parabéns pela postagem das dicas para se trabalhar a poesia.
    É sempre muito bom trabalhar o lúdico através da poesia, onde a palavra se renova no seu significado, sentido e contexto. As crianças sempre vislumbram outras possibilidades que o adulto não as vê. É um abastrato possível no imaginário infantil.

    O blog de vocês está belíssimo.
    Abraço carinhoso
    Profa. Marilene

    ResponderExcluir