Sejam Bem Vindos!!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

                    
                    
       

  Texto elaborado após a conclusão do grupo.

            Após a discussão do grupo, em relação ao trabalho com a poesia na sala de aula com séries iniciais, chegamos a uma conclusão da importância desse trabalho, o qual não deve limitar-se ao estudo das rimas, versos e estrofes. Devemos partir de uma leitura poética do mundo, fazendo do texto literário motivo de apreciação lúdica e motivação, e de muitas outras formas de criar com seriedade, mas brincando com as palavras.
           É muito importante que ao escolhermos poemas para trabalhar em aula, devemos pesquisar poesias que sejam por imagens, que são  aspectos muito considerados pelas crianças.
           Devemos, através da poesia, transformar os alunos em leitores aptos a interpretar e compreender o que o poeta quis transmitir, ou seja, o significado em meio aos versos.
            A poesia nasce na criança desde quando a mãe cantava cantigas de ninar para eles dormirem, e por isso o quanto mais cedo essa brincadeira começar melhor.
           O trabalho com a poesia é  um meio mais eficaz para o desenvolvimento das habilidades e percepção da criança. Aplicando esse trabalho  cedo na escola, faz com que a criança cresça com essa motivação e gosto pela poesia podendo  aplicar fora da escola, na sociedade, sendo um representante de uma entidade importante.



       

  


Um comentário:

  1. Olá Grupo Arco-Íris, concordo com vcs quando dizem que a "poesia nasce na criança desde quando a mãe cantava cantigas de ninar para eles dormirem, e por isso o quanto mais cedo essa brincadeira começar melhor."

    Realmente, as crianças depois de grandes lembram claramente das músicas quando tocadas de novo ... elas se acalmam e levam isso pra sempre ...

    O trabalho com poesia é mais lúdico, colorido, criativo, a imaginação voa, voa, voa .... :)

    Parabéns pelo texto, está ótimo.

    att Cristiane Koehler - tutora tecnológica

    ResponderExcluir