Sejam Bem Vindos!!

sábado, 14 de maio de 2011

BULLYING

Primeiramente, acho conveniente fazer uma introdução do assunto que será tema de discussão, neste caso, Bullying.
O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Como verbo, quer dizer ameaçar, amedrontar, tiranizar, oprimir, intimidar, maltratar. O primeiro a relacionar a palavra ao fenômeno foi Dan Olweus, professor da Universidade da Noruega. Ao pesquisar as tendências suicidas entre adolescentes, Dan Olweus descobriu que a maioria desses jovens tinha sofrido algum tipo de ameaça e que, portanto, bullying era um mal a combater.
Ainda não existe termo equivalente em português, mas alguns psicólogos e estudiosos do assunto o denominam “violência moral”, “vitimização” ou “maus tratos entre pares”, uma vez que se trata de um fenômeno de grupo em que a agressão acontece entre iguais – no caso, estudantes. Como é um assunto examinado criteriosamente há pouco tempo, cada país ainda precisa encontrar um vocábulo ou uma expressão, em sua própria língua, que tenha esse significado tão amplo.

Um comentário:

  1. ESTOU TRABALHANDO COM OS ALUNOS ESTE TEMA QUE ESTÁ SENDO MUITO DISCUTIDO.ESTAMOS FAZENDO VARIAS ATIVIDADES COMO:PARODIAS,POESIAS, MUSICAS CARTAZES,INTERPRETAÇÕES DE TEXTO.MAIS ADIANTE POSRAREI FOTOS DOS TRABALHOS REALIZADOS.

    ResponderExcluir